top of page

CORPO DOCENTE

 

Apresentamos nosso Corpo Docente, aqueles que norteiam nosso curso e nossa formação!

Iniciamos a realização de entrevistas com os docentes para que eles possam nos contar sobre seu trabalho e suas experiências. Aos poucos, iremos atualizando a página.

Você já teve o prazer em conhecer o Mestre?

PATRÍCIA SILVEIRA MALHEIROS

   Nossa professora Patrícia está na Unimar desde 1991, sua formação acadêmica é em Ciências Sociais pela Unesp de Marília. Além disso, possui Mestrado em História pela Unesp de Assis e também Mestrado em Ciências Sociais pela Unesp de Marília.

   Para o nosso curso, ela dá aulas nas disciplinas de Filosofia, Antropologia e Sociologia, e está fazendo orientação dos artigos científicos referentes ao TCC, que acontece no 4º ano do curso de Psicologia.

   Ela também pretende montar um grupo de estudos sobre a obra de C.G.Jung, focando na proposta de uma leitura mais filosófica. Sua experiência como docente começou desde quando ela estava no 2º ano da faculdade, começando como professora substituta na Rede Pública.

  Patrícia nos diz sobre sua visão do papel do psicólogo enquanto profissional: "No mundo contemporâneo a presença do psicólogo é muito bem-vinda em diferentes setores da sociedade, onde ele pode atuar um pouco como o filósofo que busca os múltiplos sentidos do existir e do fazer humanos." 

MARCELO MORGUETI
RACHEL GOMES ELEUTÉRIO
CÁSSIA FERNANDA D. BASSAN

     A professora Cássia está na Unimar desde fevereiro de 1989. É formada em Ciências Físicas e Biológicas, possui Habilitação Plena em Biologia e até sexto termo em Biomedicina. Além disso, nossa professora possui o Lato Sensu em Bioquímica e educação à distância, Strictu-sensu (mestrado e doutorado) em Energia na Agricultura.

     No curso de Psicologia, dá aulas nas matérias de Biologia e Neurofisiologia. E no momento, não está disponível para orientar os alunos para a iniciação científica, porém, gosta muito de trabalhar com pesquisas e tem ideias para pesquisas na área da Psicologia.

     Nossa professora está desenvolvendo outros trabalhos na área das ciências biológicas em outros cursos da UNIMAR e está receptiva ao desenvolvimento destas atividades também no curso de Psicologia.

     Cássia também já deu aula na UNIP, Campus de Araçatuba, FAEF de Garça, Faculdade Paulista em Lupércio, UNESP Botucatu e Estácio de Sá em Ourinhos. Sua trajetória na Psicologia começou em 1989 com a disciplina de Bioquímica, que veio a ser extinta da grande curricular. Após alguns anos voltou a atuar nas disciplinas de Biologia e Neurofisiologia.

     Para nossa professora, o "fazer" do profissional Psicólogo é o de auxiliar o desenvolvimento e o bem estar dos seres humanos e o seu próprio.

O recado da professora Cássia para nós:

"agradeço à Deus e a todas as pessoas (coordenadores, docentes, secretários e discentes) que fazem parte do meu dia a dia, pela oportunidade de podermos caminhar juntos e de partilharmos nossos conhecimentos." 

CARLO ROSSI DEL CARRATORE
KARLA CRISTINA ROCHA RIBEIRO
E-mail: karlafenix@yahoo.com.br

    Formada em Psicologia (Bacharel, licenciatura e formação de psicólogo) pela UEM – Universidade Estadual de Maringá em 2009. Mestrado em Psicologia Social na UEM. (2012) Doutoranda na UNESP – Assis em Psicanálise Clinica. (2014).

    Está na Unimar desde 2015 atuando como docente nas áreas de Psicologia Social e TEP IV (Técnicas de Exame Psicológico – Técnicas Projetivas). Pretende iniciar grupo de estudo sobre Psicanálise e Cultura, a relação da abordagem com o social. Está disponível para alunos que desejarem orientação em pesquisas, iniciação cientifica etc.

     Sua família é de Paraguaçu Paulista, mudou para Maringá em 2003 e lá morou durante 11 anos.

    Durante a faculdade escreveu três iniciações cientificas e desde formada realiza trabalhos como grupo de estudo, congressos, pesquisas sobre a relação indivíduo-sociedade, publicações de artigos e capítulos de livros etc.

    Possui experiência de quatro anos como docente, iniciou com aulas de pós-graduação na Fafijan em Jandaia do Sul, e na Universidade Uningá da cidade de Maringá. Ao dar início à pesquisa de campo de seu doutorado decidiu se mudar para Marília.

    Acredita que não se escolhe ser professor, mas sim que se é escolhido. Para ela, as experiências durante a faculdade e após, a direcionaram nesse caminho naturalmente.

    Atuação na área clinica por cinco anos.

Acha o acompanhamento clinico (análise pessoal) essencial na prática do profissional “mais que fundamental, uma condição, a questão mais forte da clínica esbarra no nosso senso ético, nosso fiscal é nossa consciência, ao concebermos o inconsciente, na psicanálise, concebemos também nossas limitações, por isso não é um trabalho que se pode fazer “sozinho”.”

“Continuar estudando e fazer análise, falo muito para meus alunos, a única maneira de ser um bom psicólogo clínico é sendo paciente.”

    Para Karla a experiência clínica é um exercício de abrir mão de qualquer tipo de vaidade, pois se trata do outro, nosso termômetro na área clínica deveria ser a possibilidade da busca pela felicidade do outro, como profissional.

    Sua visão do “fazer” do profissional psicólogo é no pensamento de que atualmente a profissão do psicólogo está sendo chamada à discussões sociais fundamentais e que não podemos mais nos esquivar disso, ou mesmo, não podemos continuar apenas dando respostas patologizantes e trabalhando em favor de um sistema que mantém o sofrimento humano.

    Como psicólogos nossa questão é a questão humana, por isso devemos trabalhar em prol da critica social, da ampliação do campo de trabalho da psicologia e principalmente da felicidade do homem.

    Somos chamados à resistência e devemos, dentro de nossas possibilidades atender a esse chamado.

NEUCI LEME DE CAMARGO
SÔNIA MARIA M. GUIRADO

  Possui Graduação, Especialização em Saúde Mental e Saúde Pública, Mestrado em Psicologia Clínica e Especialização em Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica.

   Está na Unimar desde 1994 e atualmente ela atua no estágio supervisionado em psicologia clínica na abordagem psicanalítica e está disponível para orientar os alunos em sua área específica, e também realiza trabalhos de grupos de estudos e publicações.

  Por muitos anos, Sonia foi docente do curso de Medicina da Famema e ainda é docente no curso de Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica na mesma instituição. Foi professora e supervisora por mais de anos em formação de Aprimorandos na área de Psicologia Clínica e Hospitalar junto à Famema e deu aulas por um ano no curso de Psicologia da UNESP-Assis.

  Sua trajetória na Psicologia começou há 32 anos atrás, quando ela se formou, e desde então atua na área clínica. Escolheu a Psicanálise desde o início de sua graduação e foi fazendo sua formação desde então com análise pessoal, estudos teóricos e supervisões. Também fez uma sólida formação em Psicoterapia Familiar para complementar o trabalho clínico com adultos e também em seu trabalho de Psicologia Hospitalar, onde atuou por 28 anos na área materno-infantil. Ela nos conta que a Psicologia Hospitalar surgiu em sua vida em função de sua experiência pessoal, pois viveu desde muito cedo em hospitais para tratar as sequelas que tem da poliomielite. Com isso, trilhou um caminho muito conhecido de sua vida emocional e junto com a vida profissional, acredita que acabou construindo uma carreira sólida nesta área.

  Sonia diz ser uma das pioneiras e se sente orgulhosa por isso, em suas palavras: " pois acabamos abrindo mais um espaço para o psicólogo atuar, ajudando muito paciente, familiares e equipe de saúde. Gosto muito de formar pessoas, então supervisionar atendimentos e atuações tem sido uma constante em minha vida profissional."

   Para ela, o papel do Psicólogo enquanto profissional é:

"Acho de fundamental importância o trabalho com a mente, entretanto, tenho visto pouco compromisso dos profissionais com seu trabalho. Temo que a graduação não insista da responsabilidade do psicólogo com o seu fazer, alimentando a crença de que a psicologia é um fazer que não necessita de uma boa formação. Insisto com meus alunos sobre a necessidade de uma boa análise para trabalharem com o menor ruído possível, pois nosso fazer, principalmente o clínico é muito difícil, trabalhoso e importante. Afinal o paciente coloca sua vida mental em nossas mãos, assim como, coloca sua vida biológica nas mãos do médico. O sofrimento mental é de nossa responsabilidade e devemos encará-lo com muito cuidado e competência." 

ADRIANA AP. DE O. GODOI CIRINO
NÁDIA ANTONIO KEHDI
ROSANA MARIA P. STOCCO GUILHEN
SILVANA LUSIA NAVAS PIRES
PATRÍCIA CARINE GARCIA DESCO
RODRIGO ALVES PERES

 

 

MARCÍLIO FÉLIX
CRISTÓVAM EMÍLIO HERCULIANI

 Cristóvam está na Unimar desde 1990, formado em Tecnologia em Processamento de Dados, Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Mestre em Ciências Gerenciais - Tecnologia da Informação (Unimar) e Mestre em Educação Especial (Unesp), nos dá aula de Bioestatística.

    Atualmente, nosso professor está orientando 8 trabalhos científicos em outro curso, ou seja, este ano ele não está disponível para nos orientar na  iniciação científica, mas está disposto a nos ajudar nas orientações estatísticas. Cristóvam também nos disse que, atualmente, está dedicando sua vida apenas para a docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

    Ele dá aula desde 1985 em cursos técnicos e em cursos superiores começou em 1990. É professor concursado da Fatec e leciona na pós-graduação, na área da saúde, com a disciplina Análise e Interpretação de Dados, e também é avaliador do MEC desde 2012.

      A trajetória de Cristóvam na área de Psicologia começou em 2007 e é somente como docente, e para ele, por não ser um profissional formado na área de Psicologia, sua visão sobre o papel do psicólogo é: "Para mim, como etimologicamente diz, “estudo da mente”, entendo que, o psicólogo ajuda no tratamento do comportamento humano." 

CLEDSON AUGUSTO GARCIA
MARTA FRESNEDA TOMÉ
 

     A professora Marta entrou na Unimar esse ano (2015) e possui formação em Licenciatura Plena, Bacharelado e Formação de Psicólogo, Mestrado em Psicologia Social e Doutorado em Políticas Públicas e Administração da Educação e, atualmente, está cursando Pedagogia.

   No curso de Psicologia, está ministrando aulas nas disciplinas Psicologia da Aprendizagem e Psicologia voltada para Pessoa com Necessidades Especiais. E no momento, para quem está querendo ajuda para iniciação científica, a professora Marta nos disse que tem a disponibilidade para orientar tanto na iniciação científica quanto nos trabalhos de conclusão de curso, no campo da Psicologia Escolar, nas perspectivas da Psicologia Histórico Cultural e Psicanálise.

    Nossa professora também é autora do livro " A Educação Infantil foi para a Escola, e agora? Introdução ao Estudo da Gestão Escolar na Educação Infantil”, publicado pela Paco Editorial, em 2014 e está disponível na biblioteca da Unimar e nas livrarias Cultura e Saraiva.

     Ela atua como docente na Educação Superior por mais de dez anos, tanto nas instituições públicas quanto privadas, nos cursos de graduação e pós-graduação. Sobre sua trajetória profissional ela nos diz: "Meu encontro inicial com a Psicologia ocorreu na Unesp, campus Assis/SP, quando realizei pesquisas de iniciação científica e estágios extracurriculares nos campos da Psicologia Escolar e da Psicanálise, na perspectiva lacaniana. 

   Em 2002, iniciei minha carreira como Psicóloga atuando como Coordenadora de Saúde Mental, em Florínea/SP, e Docente do curso Pedagogia Cidadã, da Unesp, em Paraguaçu Paulista.

   Nessa época, também, realizei o curso de mestrado em Psicologia, na Unesp de Assis, e defendi uma dissertação sobre a formação de professores da educação infantil.

    Em 2005, mudei-me para Ourinhos/SP, onde atuei como Psicopedagoga para a Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora Pedagógica em um colégio particular.

    O aprofundamento do interesse pela gestão educacional conduziu-me ao curso de doutoramento na Unesp, campus Marília, na área de Políticas Públicas e Administração da Educação. Desse modo, em 2011, defendi uma tese sobre a gestão democrática em creches e pré-escolas públicas brasileiras.

    A síntese desse exercício investigativo foi apresentada no livro, publicado em 2014, “A educação infantil foi para a escola, e agora? Introdução ao estudo da gestão escolar em educação infantil”. Pela relevância social do trabalho, também em 2014, recebi um Voto de Congratulação da Câmara Municipal de Marília.

 Atualmente, decidi aprofundar minha formação em Educação e, por isso, estou cursando o bacharelado em Pedagogia. Acredito que essa formação complementar contribui para a construção de um olhar mais crítico acerca do cotidiano escolar e a inserção do Psicólogo nesse espaço para sua transformação."

     Já sobre a sua visão sobre o papel do psicólogo enquanto profissional, ela nos diz que: "O Psicólogo é o profissional que compreende o sujeito em uma perspectiva holística, como dotado de emoções, cognição, história, cultura e saúde e, com isso, contribui para a busca da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."

    A professora Marta também diz pra gente que é apaixonada pela vida e por gente, por isso escolheu ser Psicóloga. Em suas palavras: "Acredito na constante transformação dos seres humanos e, consequentemente, da sociedade, e que contribuir para esses processos como docente é um verdadeiro privilégio, que me conduz, a cada dia, a aprender como ser uma pessoa melhor."

RODRIGO CÉSAR VIEIRA

  É formado em Psicologia pela Unimar (em 2004), também possui formação em Terapia Cognitivo pelo Centro de Terapia Cognitiva de Bauru (em 2005) e Mestrado em Comunicação pela Unimar sob a temática "O medo, a religião e a política em uma cultura de favela: um olha Folkcomunicacional sobre o cotidiano dos moradores do Toffoli" (em 2012). Dá aula na Unimar desde 2014 e atua nas disciplinas de Psicopatologia I e II, e como supervisor clínico para os alunos do 5º ano na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental.

   Trabalhou como orientador de adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida. É presidente da ONG Psicologia e Integração Social – uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com populações inseridas em algum tipo de vulnerabilidade social. Atua como psicólogo clínico desde 2005.

     Sobre sua visão do "fazer" do psicólogo como profissional, o professor Rodrigo nos diz o seguinte: 

    "Desde 1962, ano em que a Psicologia foi regulamentada como profissão no Brasil, muito tem se pensado e difundido acerca de técnicas, áreas e formas de atuação do (a) psicólogo (a) na sociedade brasileira. Contudo, ainda há muito a ser construído. Como parte vital desse processo de construção, podemos destacar pelo menos dois aspectos: a importância de termos, como profissionais, senso crítico com relação às inovações do saber acadêmico; e a necessidade de se buscar, como indivíduos, a valorização do simples no cotidiano pessoal e da profissão.

   Com relação ao primeiro aspecto, poucos comentários são necessários. Afinal, estudos e mais pesquisas já estão sendo, dia após dia, fomentados e analisados por profissionais da nossa área. No entanto, a busca e a valorização da simplicidade nem sempre entram como pauta de interesse dos debates acadêmicos no nosso país. O que não podemos esquecer, enquanto construímos nosso “fazer” psi, é que como cidadãos precisamos de um constante aperfeiçoamento técnico, porém que, para sermos emocionalmente saudáveis, necessitamos de pouco; de que como seres humanos nossa psique carece de singelos afetos para nos tornarmos inteiros; de que como profissionais costumeiramente corremos atrás de conhecimento, títulos, dinheiro e esquecemos que tais coisas servem apenas como instrumentos no processo de autoconhecimento que a vida nos oferta... Como psicólogos e psicólogas em constante formação, precisamos nos lembrar de que, por mais complexa que seja a mente, nossa busca (in) consciente é somente uma: a do amor!"

 

Visitem seu site de poesias:

www.umaspoesias.com.br 

ELAINE CRISTINA DE SOUZA CORDEIRO

     Nossa professora Elaine é formada em Psicologia e tem Pós Graduação em Gestão de Pessoas. Está na Unimar desde agosto de 2014 e atualmente ministra as aulas de Análise Experimental do Comportamento, Treinamento e Desenvolvimento e supervisiona os estágios de Psicologia Organizacional.

     A professora está disposta a orientar os alunos que tenham interesse em fazer alguma pesquisa para iniciação científica. Ela nos conta que tem vontade de montar um centro de Recrutamento e Seleção e encaminhar os candidatos para as empresas de Marília e Região.

      Como professora, essa é sua primeira experiência e diz que está sendo uma experiência muito boa e que na qual está aprendendo muito e podendo passar seus conhecimentos na área.

      Sua trajetória como profissional de Psicologia começou em 2006, ano em que se formou, e atua na área de Recursos Humanos desde 2002, quando começou sua carreira profissional na empresa Marilan como estagiária e após 1 ano foi contratada. Trabalhou em Curitiba na ABEC - Associação Brasileira de Educação e Cultura - realizando os processos seletivos para todos os colégios Maristas que faziam parte da Mantenedora da Região Sul/PR. Também trabalhou na empresa Onclick Sistemas de Marília, atuando como Coordenadora responsável do setor de Recursos Humanos e atualmente é Psicóloga Organizacional do Hospital da Unimar e docente da Unimar.

    Para Elaine o papel do Psicólogo:

"Falando do trabalho do Psicólogo enquanto profissional,vejo como uma pessoa que tem condições de desenvolver estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e qualquer outro onde ele possa atuar. Nós temos a facilidade em entender fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam, bem como estudar as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas de cada pessoa que solicitar do nosso trabalho. "

GISELE VIEIRA DE MELLO

      É graduada em Licenciatura e em Formação de Psicólogo pela UNESP de Assis, desde 1990. Também possui Mestrado em Educação pela UNESP de Marília, desde 1996 e fez sua especialização em Ludoterapia, pela Casa do Psicólogo.

      Desde janeiro de 2015 é a coordenadora do curso e atua como supervisora de Psicopedagogia para o último ano. Já atuou nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Psicodiagnóstico.

      Gisele está disponível para ser co-orientadora dos artigos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como também para a iniciação científica.

      Sua primeira oportunidade e experiência como docente, foi oferecida à ela pela Unimar em 1994, onde teve a oportunidade de trabalhar nos cursos de Psicologia desde o início, e também por um breve período no extinto curso de Serviço Social, também deu aula por 4 anos no curso de Medicina.

      Ao nos contar sobre sua trajetória profissional e pessoal na Psicologia, Gisele diz que durante sua graduação pensava atuar na clínica, em primeiro lugar. Ao se formar, iniciou com consultório particular e atuou durante 10 anos. Porém, nesse meio tempo, ela teve a oportunidade de realizar seu mestrado em Educação. Iniciou como docente e conciliou as atividades clínicas com as da universidade por alguns anos. Aos poucos, acabou optando apenas pela vida acadêmica e foi se envolvendo com mais projetos na universidade.

      Gisele diz que: "Sempre tive interesse pela docência, mas não imaginava o quanto iria me encontrar nesta atividade. Hoje, considero-me psicóloga e educadora! "

      Para ela, o papel do Psicólogo enquanto profissional é de: "Agente de Transformação! Isto é amplo e envolve muitas dimensões: interna e externa, micro e macro esferas... enfim, metamorfose."  

Seu recado para nós:

"Que este blog nos auxilie a estreitar laços de cooperação, amizade, gratidão e que atue como favorecedor da “transformação”, do nosso eterno devir. "

bottom of page